Um imóvel desabou e uma manilha de esgoto rompeu no bairro de Pero Vaz, em Salvador, na quarta-feira (24). O desabamento aconteceu durante as fortes chuvas que atingem a capital baiana desde o final de semana. Ninguém ficou ferido.
De acordo com moradores do bairro, o imóvel já estava desocupado há dias devido ao risco de desabamento. A Codesal informou que foi acionada para a ocorrência e que fará vistoria no local.
Com a queda da casa, danos foram causados em pelo menos outros três imóveis da região. Além de infiltrações devido ao rompimento da manilha de esgoto, os escombros causaram danos estruturais nas outras residências.
Em uma delas, um buraco foi aberto no chão. A Codesal ainda não informou se outros imóveis vão precisar ser demolidos.
Chuvas na capital baiana
De acordo com a Codesal, em abril já choveu 725,2mm em Salvador, segundo a estação pluviométrica de Ondina, usada como referência. A média histórica para todo o mês é de 284,9mm.
Desde terça-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial devido ao acumulado de chuvas na capital baiana, que pode chegar até 5 mm por dia. Segundo o instituto, o aviso vai até esta quinta (25).
De sexta (26) até domingo (28), a previsão é de céu nublado com chuva. Nesses dias, a temperatura mínima será de 23ºC e a máxima de 30ºC.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Além disso, a Defesa Civil emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.
Fonte G1 Bahia