Em homenagem a garota Yasmin Bastos, que lutou contra um tipo de leucemia severa durante sete anos e morreu no ano de 2021, um instituto voltado para crianças em tratamentos oncológicos inaugurado na última sexta-feira (5) no bairro Queimadinha em Feira de Santana, leva o seu nome.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Nelson Pereira Nunes, pai de Yasmin, contou que a ideia de montar um instituto já tinha surgido muito antes do falecimento da filha, e hoje é uma realização de um legado deixado por Yasmin, para que outras crianças que estejam na luta contra o câncer, possa ter um local de aconchego.
“Passamos a funcionar diretamente na segunda-feira, dia 8, foi quando a gente passou a receber as famílias, fazer um pré-cadastro para identificar as necessidades de cada um e tentar ser um elo entre o hospital as quais são atendidas e prioritariamente estamos atendendo as crianças que já estão em tratamento no HEC e com os serviços já disponíveis. O instituto surge de toda a comoção, de todo o amor que Yasmin pregou aqui na Terra e pelas pessoas que pregaram este amor com Yasmin também. Então o instituto surge da vontade desde antes da partida de Yasmin, a gente já tinha uma vontade no coração de continuar contribuindo, continuar sendo aliado nesta luta tão árdua que é a luta contra o câncer”, afirmou.
De acordo com Nelson, todo o Instituto foi montado com os valores arrecadados durante as campanhas que foram realizadas.
“O Instituto foi montado com os valores arrecadados em campanha e será mantido juntamente com todos os projetos, além da estrutura, da manutenção e alguns profissionais que a gente vai ter que contratar. Estamos sempre buscando mais, e as parcerias estão surgindo graças a Deus, a partir do momento que a gente começou a divulgar que teria um espaço físico, algumas faculdades da cidade já nos procuraram para oferecer serviços em parceria, trazendo profissionais para cá, além de estagiários, e este instituto também foi montado com este pensamento. São salas multiuso, onde a gente vai poder aumentar muito a gama de atendimento e esperar suprir a futura ausência das crianças que hoje ainda lutam como Yasmin lutou”, apontou.
Nelson contou que para ‘quebrar’ o clima de hospital, o Instituto foi montado com várias cores, como forma de ser um local atrativo para as crianças.
“Hoje a gente tem aqui dois consultórios multiusos, brinquedoteca, biblioteca, a gente tem uma sala de recreação, recepção, administração, ou seja, é um ambiente completo pensando no bem-estar destas crianças. Foi um pensamento básico em montar isso aqui e como podemos ver, está muito colorido, tirar um pouquinho da frieza que um hospital transmite, uma frieza em certo ponto necessário, trazer um pouco de distração não só para as crianças, mas também para as famílias”, disse.
Ao Acorda Cidade, Nelson contou que Yasmin deixou um legado de amor e de luta e vive cada dia, como uma nova transformação na vida da família.
“Yasmin deixou um legado de amor, de luta e de esperança, e nós aqui através do Instituto vamos fazer o possível para manter este legado vivo, o pensamento é que isso cresça e o nosso coração pede que quando Deus nos tirar desse de plano, que este Instituto continue mantendo o legado dela vivo para as próximas gerações que venham a surgir. Quando a gente fala de rotina, a gente fala de transformação e cada dia para todo mundo, é um dia novo, a gente viveu momentos inexplicáveis quando se fala de Yasmin. A gente lutou, e grande parte da nossa vida, a gente abandonou nossos filhos, pais e irmãos para dar a sequência a ela, a gente vive em constante transformação aprendendo a lidar com a dor”, concluiu.
Thayane de Oliveira Pimentel é assistente social e está atuando no Instituto Yasmin Bastos. Ao Acorda Cidade, ela destacou as ações que serão desenvolvidas no espaço.
“Serão desenvolvidas ações e projetos nas áreas de assistência social, psicologia, recreativa educacional, terapêutica, pedagógica e jurídica. O instituto busca contribuir o bem-estar melhorando a qualidade de vida dos pacientes durante todo o tratamento. Vamos atender as crianças de 0 a 18 anos com diagnóstico de segunda até quinta-feira das 8 às 12h, com uma média de 50 crianças por mês”, disse.
O Instituto Yasmin Bastos está localizado na Rua Juarez Távora, nº 435, bairro Queimadinha. O número para contato é o (75) 99906-4228.
Para atendimento no local, é necessário apresentar relatório médico.
Fonte Acorda Cidade