O Renato é um jovem que nasceu com deficiência motora mas isso não o limita: ele malha na academia, estuda, passou em concurso público e é chamado de “advogado brabo”.
Ele fez Direito, passou na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), foi aprovado no concurso do TRF, Tribunal Regional Federal e participa de competições de fisiculturismo.
“Tem de desenrolar. Se eu não desenrolar, quem vai fazer por mim? Só depende de mim. O importante é dar meu máximo todos os dias”, ensinou o Renatão, como é carinhosamente chamado pelo instrutor de musculação.
Exemplo de garra
O vídeo com a história do jovem José Renato Ribeiro, de 25 anos, morador do Recife, é inspirador. Foi compartilhado nas redes sociais por Maurício Martins Júnior e conquistou os internautas. “A história de superação dele é surpreendente”, disse Maurício.
No vídeo, o jovem aparece, na cadeira de rodas, e é apresentado por Cariani, instrutor de musculação, a Maurício.
Na conversa, Renato explica que teve falta de oxigenação no cérebro, logo ao nascer, o que provocou “sequelas motoras permanentes, mas não progressivas”.
O instrutor contou sobre a história de Renato e diz que, além de “advogado brabo”, é “aluno de excelência” e fala da forma física dele: “Pega a patola de braço”, disse o instrutor para o Maurício, mostrando a força do jovem. “Segura o Renato, vei!.”
Para Cariani, boa parte das conquistas de Renato se deve também ao esporte, que o ajudou a ter mais mobilidade. “Agora correr é fácil. Se for correr uma vez, é fácil. Se for correr duas vezes, a gente vai correr até…”, brincou o aluno.
Redes Sociais
Nas redes sociais, o vídeo com a história do Renato ganhou milhares de visualizações e muitos comentários.
“É nessas horas que se separam homens de meninos. Homens fazem o que tem que ser feito, meninos só falam das dificuldades e problemas”, comentou um seguidor.
Outro completou: “São exemplos assim que nos inspira e continuar prosseguindo sem para ou perder o foco”.
Uma internauta contou que o esporte também salvou a vida dela. “Tive AVC, a atividade física salvou minha vida. Entendo bem, quando ele diz que tudo só depende da gente.”
Já outra seguidora questiona: “Qual é a nossa desculpa?”.
Fonte Só Notícia Boa