O médico e capitão da Polícia Militar Gileno dos Santos Cerqueira Júnior pariticipou da 21ª edição do Troféu Raça Negra. O evento é promovido anualmente pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Afrobras, no Teatro Municipal de São Paulo, e visa premiar grandes nomes que contribuíram para a busca da igualdade racial, em prol de uma sociedade mais plural.
Gileno foi convidado pelo conselheiro da Universidade Zumbi dos Palmares, Mario Nelson de Carvalho, devido ao seu ativismo frente as causas raciais e pelo seu protagonismo no quadro Quem Quer Ser Um Milionário, do programa domingão com Huck (2022).
Neste ano a homenagem, que foi realizada na última segunda-feira (20), dia da Consciência Negra, foi direcionada à memória da Glória Maria, tendo como apresentadoras Joyce Ribeiro, âncora da TV Cultura, e Mirella Archangelo, apelidada de “mini Glória Maria” após surgir em um vídeo em que denunciava as condições precárias das ruas na periferia de Ribeirão Preto.
Dentre os homenageados, além de autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal STF, o ministro Luís Roberto Barroso, os artistas Sheron Menezes, Samuel de Assis, Elisa Lucinda, Djamila Ribeiro entre outros.
Ao Acorda Cidade Gileno sobre sua emoção ao participar de um evento tão marcante. “É uma sensação indescritível. Porque eu nunca tinha participado de um evento da magnitude que foi a 21ª edição do Troféu Raça Negra, que é um evento que visa enaltecer e homenagear personalidades negras e empresas, e outras parcerias que estão também em coadjuvância com as questões raciais.”
Ele também compartilhou a dualidade de sensações que experimentou durante o evento. “Nesse evento a gente pode se sentir grande e pequeno ao mesmo tempo. Grande no sentido de estar perto de personalidades e autoridades como o presidente do STF, o ministro Barroso, artistas como o Sharon Menezes, Samuel, Bárbara Reis, que foram protagonistas de novelas de grande audiência na TV Globo, como A Vai na Fé e Agora a Terra e Paixão. Personalidades internacionais como a senhora Lewis, presidente do Banco Internacional Americano, que veio representando o presidente americano Joe Biden. E a sensação de se sentir pequena porque você está diante de autoridades grandiosas e personalidades grandiosas e você se sente estimulado a tê-las como farol e crescer tão quanto ele.”
Fonte Acorda Cidade