A forte chuva que atingiu a cidade de Itapebi, no sul da Bahia, provocou uma grande cratera no KM 670, na BR-101, na madrugada desta quinta-feira (1°).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a formação da cratera, os motoristas passaram a usar um desvio, que aumentava a viagem em aproximadamente 50 km. No entanto, um caminhão atolou no local e o trecho ficou completamente bloqueado.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram ao local e analisam uma forma de resolver a situação.
Outros estragos
Nove municípios da Bahia estão em situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado desde o início de novembro, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec).
Desses nove municípios, seis estão no sul da Bahia. Em Itajuípe, chove desde o fim de semana. Até quarta-feira (30), o acumulado passou dos 70 milímetros.
Em outra região da cidade, um córrego transbordou, e a casa do auxiliar de serviços gerais José Nilton, que tinha sido atingida na enchente do ano passado, foi invadida de novo pela água.
O rio Almada, que corta a cidade, não transbordou, mas subiu cerca de três metros. A prefeitura do município tem retirado moradores que moram em casas que ficam às margens do rio.
Até a manhã desta quinta (1°), 40 famílias foram alojadas em escolas da cidade e só devem voltar pra casa quando o nível do rio voltar ao normal.
A cidade ainda está em alerta laranja com previsão de chuva para os próximos dias, assim como Dário Meira, também no sul da Bahia. Neste município, também chove desde quarta, quando o nível do rio Riacho do Meio subiu e alagou casas e ruas.
Moradores foram levados para alojamentos pela Secretaria de Assistência Social do município. Na enchente do ano passado, 90% da cidade foi atingida pelo rio Gongogi, que transbordou.
No extremo sul, depois que um trecho do asfalto da BA-284 que liga Itamaraju a Jucuruçú cedeu no início da semana por causa da chuva, um desvio foi aberto, mas com o temporal que caiu na região, esse trecho também foi bloqueado na quarta, interrompendo a passagem de veículos.
A chuva causou transtornos na quarta-feira (30), na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em Dias D’Ávila, ruas ficaram completamente alagadas após um temporal. Por causa das inundações, alguns lugares do município ficaram intransitáveis.
A cidade de Teodoro Sampaio, a 96 km de Salvador, também registrou grandes alagamentos na tarde de quarta. Imagens mostram moradores em tentativa de salvar móveis e colchões.
Em Cícero Dantas, a cerca de 300 km de Salvador, ruas “viraram” rios com a correnteza formada pela chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 40 mm no município, na quarta, e existe previsão de 70% de chuva forte nesta quinta.
Os municípios de Fátima, no nordeste baiano, e em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, e em Santo Amaro, no recôncavo baiano, também registraram fortes chuva na quarta.
Fonte G1 Bahia