“Estamos bem felizes com o processo de pesquisa e criação para o nosso novo espetáculo, que estreia ainda este ano, e queremos abrir as experiências da montagem para mais atuantes da nossa cidade”, declara o ator Junior Dias, da Cia Única de Teatro, ao anunciar a Imersão Akoko Lati Wa Ni – Laboratórios Formativos Integrados.
A iniciativa é uma imersão formativa com três laboratórios que vão acontecer gratuitamente no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), no período de 15 a 24 de julho de 2024, de segunda a quarta, das 18h às 22h, totalizando uma carga horária certificada de 24 horas.
Ojuinan – Preparação de Atuantes será facilitado por Onisajé. Bacharela em Direção Teatral, dramaturga, educadora, mulher preta, de axé e mãe pequena no terreiro Ilê Axé Oyá L´adê Inan, em Alagoinhas, no interior da Bahia. Doutora pela Ufba, Onisajé pesquisa a cultura africana no Brasil, a Ancestralidade em Cena, o Candomblé e o Teatro. Dirige o NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, fundado por ela há 25 anos, e protagoniza uma trajetória de vasto reconhecimento e produções artísticas, muitas delas, premiadas.
Eu Vejo Você – Dança dos Orixás para não dançarinos será facilitado pela atriz Fabíola Nansurê que é também pesquisadora, coreógrafa, preparadora de elenco e preparadora corporal. Graduada em Artes Cênicas (Ufba) e no curso técnico em Dança (Funceb). Atuantes de espetáculos como “Sirè Obá – A Festa do Rei”, “Exu, a Boca do Universo”, “Oxum”, “Rosas Negras” entre outros.
Canto em Exercício – Laboratório de Voz contará com a facilitação do ator Denner Lobo que também é músico, compositor, diretor musical, engenheiro civil e integrante dos grupos teatrais Eureka e Cia Única de Teatro.
A imersão formativa é mais uma etapa do projeto AKOKO LATI WA NI – Tempo de Ser, realizado pela Cia ÚNICA de Teatro, grupo de Feira de Santana que está em processo de montagem teatral, com estreia prevista para o final de 2024. A primeira etapa, que aconteceu no final de junho, foi o Café Dramático – Laboratório de Leitura e Estudo de Textos Teatrais Negros, atendendo mais de 100 pessoas inscritas de todo o país e facilitado por Onisajé, mulher de terreiro, diretora, dramaturga e pesquisadora de referência do teatro negro na Bahia.
Esse projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Sua realização conta, também, com a parceria do Ponto de Cultura L’adê Inan e do TPC (Teatro Preto de Candomblé), com a produção de DA GENTE Produções e com a Assessoria daCasa das Águas Comunicação e Cultura. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ciaunicadeteatro@gmail.com ou pelo WhatsApp 71992525491 (Luiz Antônio).
Você conhece a Cia Única de Teatro?
Fundada em 2018, a Cia ÚNICA de Teatro foi idealizada por Júnior Dias e Júlia Lorrana, artistas que deram início a um trabalho de pesquisa, construção e montagem para o seu primeiro espetáculo. O infantojuvenil A Aventura de Joca estreou de forma virtual, em 2021, com a chegada de mais duas integrantes na companhia, as atrizes Aninha Pinheiro e Liu Silva. A partir daí, a peça circulou por diversos eventos culturais e festivais, tendo se destacado na 14ª edição do Fenatis – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, ganhando o Troféu Henrique Motté.
Fonte Acorda Cidade