tt ads

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana está intensificando a realização de consultas e exames, voltados para a saúde do homem, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC). A iniciativa faz alusão à campanha Novembro Azul – de prevenção ao câncer de próstata.

Serão disponibilizados durante o mês, das 8h às 13h, consultas com urologista, exames laboratoriais ultrassonografia da próstata, eletrocardiograma, biópsia e acompanhamento psicológico para homens a partir de 40 anos. As marcações podem ser feitas pelo telefone (75) 3602-7340 ou e-mail: novembroazul@fhfs.ba.gov.br.

Somente no ano passado, foram realizados 31.637 atendimentos, sendo que no período da campanha Novembro Azul foram feitos 5.487 consultas e exames.

“Estamos aumentando a oferta de vagas e a expectativa é superar o índice de atendimentos do ano passado, contemplando a demanda reprimida de idosos que nos últimos dois anos, devido a pandemia, foram os mais afetados”, afirma a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. A previsão é de 65.840 novos casos a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso ou obesidade estão mais propensos.

Vale destacar que a  Secretaria Municipal de Saúde também aderiu à campanha , disponibilizando a solicitação do exame laboratorial PSA (Antígeno Prostático Específico) – capaz de detectar precocemente o câncer de próstata e outras condições – nas unidades de saúde municipais para homens de 50 a 75 anos. Nos casos de histórico familiar, pode ser feito entre 45 e 49 anos. 

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *