Feira de Santana aderiu ao programa de melhoramento genético de rebanhos por meio de inseminação artificial, o +Pecuária Brasil. O acordo de cooperação técnica foi assinado na última quarta-feira (17) entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER).
O cadastro foi iniciado nesta segunda-feira (22), na sede da Seagri – localizada na rua Estados Unidos, 145, Bairro Kalilândia. Desta forma, os pequenos e médios produtores rurais interessados podem procurar o local para o credenciamento. A iniciativa atenderá todos os oito distritos do município.
Conforme o acordo de cooperação técnica, a Prefeitura ficará responsável pelo cadastro e em disponibilizar o técnico responsável para acompanhar o andamento dos trabalhos, enquanto a CONAFER vai fornecer os insumos e executar o programa.
Entre os requisitos para o produtor participar é do rebanho estar vacinado contra a aftosa e brucelose, além dos animais vermifugados, em atividade pecuária e a propriedade com curral em condições de uso e pasto que supra as necessidades nutricionais do animal principalmente em períodos de seca.
Uma reunião para tratar do assunto entre agentes distritais foi realizada na manhã de hoje (22) e a primeira visita ocorreu no povoado de Sete Portas, distrito de Jaguara.
De acordo com o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, a adesão demonstra o avanço da pecuária associado às novas tecnologias.
“Este programa beneficiará todos os pequenos produtores rurais de Feira de Santana, trazendo melhorias genéticas aos animais. É um programa que trará resultados de médio e longo prazo no aumento de produção de leite, queijos, carnes e positividade na renda e na qualidade de vida do produtor rural”, citou Alexandre Monteiro.
+PECUÁRIA BRASIL
O programa +Pecuária Brasil consiste em promover o melhoramento genético nos rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos da agricultura familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com sêmens produzidos e doados pela multinacional Alta Genetics.
O +Pecuária Brasil fornecerá a realização dos serviços de médicos veterinários de inseminação artificial e ultrassons, o protocolo, os sêmens e assistência técnica sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período. Atualmente o programa é desenvolvido em vários municípios de diferentes estados brasileiros.