tt ads

Olha que boa ideia para ser copiada: uma blitz que recupera celulares roubados ou furtados já devolveu mais de mil aparelhos aos verdadeiros proprietários no Nordeste do país. A operação é feita em vários estados, entre eles Pernambuco, Alagoas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Amapá e Goiás.

Essa blitz da Polícia Militar pede o ID do aparelho à pessoa fiscalizada. Ela é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública dos estados e chama-se “Alerta Celular”. Um vídeo registrou o momento em que um policial para um motociclista.

Ele pede que o rapaz coloque o ID (IMEI) do aparelho celular. O jovem digita #06*# e depois, aparece um código de barra. Aí, o policial verifica, por meio de uma espécie de radar, o código de barras na tela do celular do rapaz pra saber se ele realmente pertencia ao motociclista. Deu certo. Ele foi liberado e agradeceu. “Legal isso é como se fosse o chassi de um carro ou de uma moto”, afirmou o jovem.

Recuperar celulares roubados

Quatro pessoas foram detidas pelo crime de receptação, com celulares roubados, numa blitz feita no local há dois dias. E isso vai continuar.

A blitz também acontecem em Alagoas. A ideia é devolver 20 mil celulares roubados no estado até o fim do ano.

Segundo o major PM Anderson Cabral, a operação Alerta Celular fiscaliza locais com histórico de comercialização de aparelhos celulares frutos de roubo.

Mil celulares devolvidos

A operação é feita em vários estados, entre eles Pernambuco, Alagoas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Amapá e Goiás.

É uma ação integrada da Secretaria de Segurança Pública, com apoio da Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) e Departamento de Estadual de Trânsito (Detran).

Nos últimos dias, pelo menos mil celulares foram devolvidos aos donos graças às ações da blitz.

Ferramenta desenvolvida no Piauí

O Alerta Celular é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública. O site concentra informações pessoais e do aparelho e é totalmente seguro.

Para que o cruzamento de dados possa ser feito, o cidadão tem que fazer um cadastro no endereço eletrônico https://alertacelular.al.gov.br e preencher um formulário.

Após fazer o cadastro e login, o usuário deve adicionar informações do dispositivo móvel, como marca, modelo e IMEI.

A forma mais simples para descobrir o IMEI (ou ID) é pelo discador do aparelho.

Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#.

Imediatamente o número será exibido na tela.

Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta. A nota fiscal também pode conter o IMEI.

Uma lista com os nomes dos donos foi disponibilizada pela Secretaria de Segurança para os proprietários buscarem os aparelhos nos postos de atendimento.

Para resgatar, os donos dos celulares devem apresentar documento de identificação, nota fiscal, caixa do aparelho e o boletim de ocorrência relativo de furto ou roubo.

A Polícia Militar recomenda que, sempre em caso de furto ou roubo de celular, seja registrado o Boletim de Ocorrência (BO).

Celulares roubados ou furtados no Brasil

Apenas em 2022, aproximadamente 1 milhão de aparelhos celulares foram furtados ou roubados no país.

A informação está no 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Houve um aumento, no ano passado, de 16,6% em comparação a 2021.

A pesquisa considera somente dados oficiais registrados pelas secretarias estaduais de segurança pública. Para especialistas, o número é bem maior.

Fonte Só Notícia Boa

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *