O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta terça-feira (26), que as primeiras sondagens na Baía de-Todos-os-Santos devem ocorrer em breve. Apesar do anúncio, nenhuma data foi divulgada.
O processo é um reconhecimento do terreno, ou seja, é uma ação necessária para entender as características do local, e outas informações importantes para o desenvolvimento da obra da ponte Salvador-Itaparica. A declaração foi dada durante entrevista concedida para radialistas baianos, por meio de uma transmissão pela internet.
Rui disse que, segundo informações recebidas pelo governo baiano, o consórcio formado pelas empresas CR20; CCCC South America e CCCCLT trabalha para iniciar as primeiras sondagens na Baía de Todos-os-Santos será iniciado com brevidade.
“A informação, inclusive, que nós conversávamos ontem é que a empresa está agilizando para iniciar a sondagem. A sondagem é aquele furo que faz onde vai ter um pilar. Cada pilar da ponte vai ter um furo”, disse.
Ainda de acordo com o ministro da Casa Civil, também estão previstas ações de dragagem que será uma espécie de limpeza do fundo da área da Baía de Todos-os-Santos.
“A gente espera, o mais rápido possível, iniciar duas ações importantes para essa obra: a sondagem, que são esses furos, e a dragagem, que a Marinha solicitou que fosse feita na Baía de Todos-os-Santos, próximo ao porto. Evitando, portanto, que a manobra dos navios ocorra próximo aos pilares da ponte. Então, essas duas ações, que são parte da obra, devem ser feitas em breve”, disse.
Em agosto deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues falou a necessidade de readequações financeiras e disse que o valor atual da obra chega perto de R$ 13 bilhões, seis bilhões a mais do que o previsto inicialmente. Rui falou sobre os reajustes no contrato, assinado durante sua gestão como governador da Bahia, e culpou a pandemia pela situação.
“Os grandes projetos, não só na Bahia, mas no mundo inteiro, foram prejudicados por quase três anos de pandemia. A nossa ponte foi alcançada por esse impacto. Houve uma mudança completa dos preços dos insumos das grandes obras, o que desalinhou os contratos todos e isso está sendo negociado pelo governador Jerônimo”, disse o ministro.
Rui ainda antecipou que nesta terça-feira, o governador Jerônimo volta a discutir a situação da ponte com o embaixador da China e representantes do governo federal.
“Hoje nós teremos uma reunião com o governador Jerônimo, sua equipe. Eu devo participar, com o embaixador da China. O presidente Lula, inclusive, na semana passada esteve com ele, reforçando a importância dessa obra para o Brasil, para a Bahia, para gerar emprego, gerar renda”, disse.
Crédito internacional
Na última semana, o Conselho de Administração do CAF, banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, aprovou uma linha de crédito de US$ 150 milhões para garantir a construção da ponte Salvador-Itaparica.
O projeto da ponte Salvador-Itaparica estabelece que a construção terá12,4 km de extensão. O início das obras estava previsto para 2021, mas a construção ainda não foi iniciada. A pandemia e questões de reequilíbrio foram apontadas como causas da demora no avanço do projeto.
A Secretaria do Planejamento (Seplan), responsável por viabilizar as operações de crédito, disse que a negociação já foi concluída. E que a operação de crédito aprovada pelo CAF será utilizada em parte como aporte ao Fundo Garantidor e Pagador da Ponte (Fegap) e parte como execução direta pela Seinfra, após finalizados os trâmites burocráticos.
Atualmente o pedido do Estado da Bahia estaria em análise pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que integra o Ministério da Fazenda, e ainda irá tramitar por outras instâncias da estrutura federal, como, por exemplo, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGN), antes de ser encaminhada para aprovação pelo Senado Federal.
PPP de 35 anos
O contrato entre o consórcio e o governo do estado para a construção da ponte foi assinado em novembro de 2020. De acordo com o governo, a concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos.
O governo informou que a estimativa é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento e cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos.
No começo do ano, o governo da Bahia publicou um decreto, no Diário Oficial do Estado, que aponta 14 áreas em Salvador que serão desapropriadas para construção de uma estrutura ligada à obra da ponte.
De acordo com a assessoria da CCCC South America, a ponte Salvador-Itaparica poderá ser considerada a maior sobre lâmina d’água da América Latina, já que a Ponte Rio-Niterói, tem 13,2 km, mas contabiliza a parte por terra.
O equipamento está incluso no Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.
Fonte G1