Responsáveis por crianças contempladas na distribuição eletrônica de vagas terão até a próxima sexta-feira (19) para efetivar a matrícula na rede municipal de ensino de Salvador. Para isso, basta comparecer a qualquer unidade da rede, portando originais e cópias dos documentos necessários.
Após a conclusão do prazo, será necessário concluir o processo presencialmente, apenas na unidade escolhida para o estudante cursar o ano letivo.
A prefeitura explica que a matrícula é realizada em duas etapas. Na primeira, ocorrida nos meses de novembro de 2023, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou o cadastro para a Educação Infantil, caso de crianças de 2 a 5 anos, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), grupo de pessoas que decidiram retomar os estudos após terem abandonado a escola no passado.
Já a segunda etapa é a efetivação e confirmação da matrícula. O processo foi iniciado no último dia 3.
Para o mês de janeiro, a secretaria estabeleceu um cronograma de matrícula, com um dia específico para cada ano de escolarização. Mas a medida é flexível inicialmente: quem não pode ir na data específica, pode comparecer no dia posterior, em qualquer escola da rede municipal, para finalizar o processo e matricular o filho.
A partir da próxima segunda-feira (22) é que as escolas deixam de ser postos descentralizados e passam a atuar de forma específica. Ou seja, a família só poderá efetuar o processo na unidade em que deseja que a criança estude.
De acordo com Patrícia Moura, gerente escolar da Smed, a pasta vai entregar fardamento novo para estudantes, tablets e um novo kit pedagógico, o que inclui dois pares de tênis. As aulas começam a partir do dia 15 de fevereiro.
Veja os documentos necessários para conclusão da matrícula:
Originais e cópia dos documentos necessários:
- CPF e certidão de nascimento da criança;
- CPF do responsável;
- Cartão SUS da criança;
- Cartão e Certificado de Vacinação emitido por posto de saúde;
- Endereço de referência;
- Cartão do Bolsa Família com último extrato, no caso de família beneficiária.
Fonte G1 Bahia