O vencimento passa a ser de dois salários mínimos
Mais de mil agentes comunitários de saúde (740) e endemias (345) terão aumento salarial neste mês. O vencimento passa a ser de dois salários mínimos, equivalente a R$ 2.424 para a jornada de 40 horas semanais. A lei foi sancionada pelo prefeito Colbert Martins Filho.
Em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas também terão aposentadoria especial e, somado aos vencimentos, adicional de insalubridade. A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico, edição deste sábado, 13.
“São profissionais que estão na linha de frente da saúde e são responsáveis por identificar e combater riscos, sempre oferecendo os melhores cuidados de prevenção para a comunidade”, ressalta a secretária interina de Saúde, Fernanda Botto.
Vale destacar que o agente comunitário de saúde é o profissional que fortalece a integração entre a comunidade e os serviços da Atenção Primária à Saúde. São responsáveis por visitas domiciliares para orientação das famílias sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças.
Já os agentes de endemias têm como principal função prevenir e auxiliar no combate às doenças endêmicas, como dengue, Zika e Chikungunya. As tarefas envolvem vistorias em domicílios, terrenos baldios, depósitos, caixas d’água, calhas e telhados, aplicando larvicidas e inseticidas e orientando quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas.