Crianças de 0 a 12 anos que possuem freio lingual, conhecido por “língua presa”, e freio labial também chamado de diastema podem passar por cirurgia gratuita no dia 29 de maio, no Mutirão de Frenectomia. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O atendimento é por ordem de chegada e a triagem acontece no dia, das 8h às 12h e das 13h às 16h, nos Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs) Maria de Lourdes, localizado na rua Professor Leonídio Rocha, 22B na Praça Tiradentes; e o CEO Célia Pamponet, na rua E, S/N, no bairro George Américo.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, que também é cirurgiã-dentista, ressalta que o procedimento minimiza danos para a amamentação, mastigação, respiração, fala, além de melhorar a estética.
“Temos uma equipe bastante capacitada, os pais podem trazer sem medo. É uma pequena cirurgia feita de forma simples, rápida e há anestesia no local. A recuperação tende a ser tranquila e os pais devem seguir as recomendações que serão feitas pelos profissionais”, enfatizou.
Para ter acesso ao procedimento, é necessário que os pais ou responsáveis levem as crianças, com cartão do SUS, documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento para quem não possui RG.