Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, receberá nesta sexta-feira (24) o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente republicano Donald Trump. Segundo a Polícia Federal, 158 pessoas estarão a bordo.
O avião está previsto para chegar à noite. Este é o segundo voo com deportados a chegar a Confins neste ano; o primeiro pousou em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do democrata Joe Biden, com 100 pessoas a bordo.
A PF não divulgou a nacionalidade dos ocupantes, mas, de acordo com informações obtidas pelo g1 junto ao Itamaraty, 88 são brasileiros. A PF também informou que “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, marcando o início do que foi chamado de “a maior operação de deportação em massa da história”.
“Promessas feitas. Promessas cumpridas”, escreveu Leavitt, destacando que os voos de deportação já começaram. O anúncio reforça a política anti-imigração prometida pela nova gestão de Trump.
A porta-voz publicou fotos de deportados embarcando em um avião militar junto com as declarações. No entanto, não há confirmação se essas fotos são do voo com destino ao Aeroporto de Confins.
Este é o primeiro voo de deportados com destino ao Brasil desde a posse do novo presidente, mas é possível que alguns deles tenham sido detidos ainda durante a gestão Biden, que terminou na última segunda-feira (20).