O professor Wellington Silva transforma vidas e alfabetiza alunos idosos de um jeito pra lá de curioso: ele utiliza o forró! Nas redes, o vídeo da aula viralizou e o professor teve mais de 6 milhões de visualizações.
Aos 25 anos, Nininho, como é conhecido, dá aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sertão da Bahia, em Monte Santo. Como trabalha com alunos de 45 a 80 anos, ele resolveu levar um elemento muito comum na rotina deles: Luiz Gonzaga.
No vídeo viral, Nininho usa a música “Sebastiana” para ensinar as vogais para um idoso. E quando o senhor aprende, ele fica tão feliz que dá um baita abraço no professor. Não há quem resista a um forró, né? Ainda mais quando usado para uma prática tão bonita e nobre como essa.
“A, E, I, O, U”
Segundo o professor, em entrevista ao MonteSanto.net, levar elementos de arte e cultura na alfabetização, fez toda a diferença na hora dos idosos aprenderem.
E o vídeo é a prova viva disso. No chão da sala há as vogais “A,E,I,O,U”. Quando Luiz Gonzaga fala as letras na música, o idoso dança e vai pisando em cada uma delas. E ele mostra que aprendeu!
Nininho pede ainda ao aluno que repita os passos de dança e, mais uma vez, o idoso segue certinho. Que barato!
Prática familiar
O professor leciona em duas escolas, a Raimundo de Matos e Airton Oliveira de Freitas.
As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, sempre com alunos idosos.
E o docente usa muito do que aprendeu com a família. As tias Nega e Valdecir, há 40 anos criaram o Grupo Saudade, que desenvolvia atividades comunitárias em Monte Santo.
Nininho, que cresceu ouvindo Luiz Gonzaga, resolveu unir o útil ao agradável. Mantém o legado das tias vivo, cumpre o papel de professor e ainda espalha cultura pelo mundo. Só tem benefício!
Foi na Globo
O professor estourou nas redes e o sucesso foi tanto que ele foi convidado a ir no Domingão do Huck, neste fim de semana.
No palco da Globo, ele foi aplaudido e ganhou uma linda homenagem. “O vídeo que viralizou na internet traduz o que realmente é você querer que seu aluno aprenda”, disse Luciano Huck.
A plateia se levantou para homenagear aqueles que, muitas vezes, não são valorizados no país.
“Esse país tem que respeitar os professores. Esse país tem que valorizar os professores. Esse país quando você tem um professor na família é motivo de orgulho e quando um professor que você encontra faz a diferença, tem que ser aplaudido de pé. Em nome de todos os professores do Brasil, feliz dia dos professores”, bradou o apresentador.
Fonte Só Notícia Boa