Os cuidados durante o atendimento aos pacientes com hipertensão e diabetes foram tema de capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde nesta terça-feira (18). O encontro segue até quinta (20) e faz parte das atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de outubro).
De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh), Andreia Silva, o treinamento visa facilitar o diagnóstico.
“São informações que possibilitam identificar pessoas que estão no início do desenvolvimento da doença e, a partir de orientações prestadas, poderá evitar danos no futuro”, afirma.
Complicações agravadas pela diabete e hipertensão podem ser tratadas pelo Cadh. Na unidade são oferecidas consultas com a equipe multiprofissional (endocrinologista, cardiologista, neurologista, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiro), atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. O órgão funciona na Rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João, das 7h às 17h, sem intervalo.
Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), aproximadamente 21 mil diabéticos e hipertensos são monitorados. Os pacientes devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para realizar o cadastro e receber as medicações adequadas.