Nesta segunda-feira (23), profissionais de saúde foram atualizados sobre o calendário vacinal de 2023 e participaram da capacitação para os procedimentos necessários das salas de vacina. O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é uma parceria da Prefeitura de Feira e o Governo do Estado.
Conforme a referência da SMS em dados de vacina contra covid-19, Iana Gonçalves, o município sempre dispõe desses momentos por ter o cuidado de orientar os técnicos e enfermeiros que atuam na área.
“O objetivo é evitar erros na aplicação e garantir a qualidade do armazenamento das vacinas. Além disso, há o compartilhamento de situações reais e dificuldades. É, também, uma forma de troca que gera aprendizado”, ressaltou.
Para a técnica em enfermagem, Maria do Socorro Pedrosa, um dos maiores desafios à aplicação das vacinas tem sido a disseminação de fake news. “A comunidade acredita mais em fake news que em nós profissionais. Essa é uma situação que colabora para baixos índices. Temos sempre que dar palestras para desmistificar, falando da importância da vacina nas salas de espera”, destacou.
A referência técnica em imunização do Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste, Conceição Rios, explica que o treinamento aborda desde a parte logística, de armazenamento, até a chegada da vacina no braço das pessoas. “A gente vai abordar a cadeia de frios, os imunobiológicos de forma individual, eventos pós-vacinais, os registros e a observação”, pontuou.