Foi confirmado na madrugada desta quinta-feira (6) o resultado das eleições para o cargo de reitor (a) e vice-reitor (a) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs): a Chapa 1 que tinham como candidatas as professoras Amali Mussi e Evanilda Carvalho sagrou-se vencedora do pleito e traz, pela primeira vez na história da instituição, em seus mais altos cargos, mulheres como gestoras.
Ainda na noite de ontem, a professora Amali Mussi declarou que ”o resultado das eleições demonstra que o nosso projeto é muito bom, mas ele não se faz sozinho, ele se faz no coletivo que também demonstra que quer continuar construindo esta universidade”. A candidata eleita ainda agradeceu a confiança depositada na Chapa 1 e reafirmou que trabalhará pelo compromissos feito durante a campanha.
Em entrevista, a candidata eleita para o cargo de vice-reitora, professora Evanilda Carvalho afirma que ”é uma responsabilidade muito grande representar todas as mulheres negras que me antecederam e que lutaram para que o ensino superior chegasse a outras iguais a nós. Assumo esta responsabilidade com muita honra, com a confiança de todos e todas vocês, em nome dos nossos ancestrais e descendentes que ainda vão nascer”.
O professor Dagoberto Feitas, da Chapa 2 declarou que “o resultado das eleições não foi uma surpresa muito grande e que viu-se um embate e uma disputa com uma gestão que já está aí e a gente compreende que uma gestão sempre tem muita força, mas é importante dentro do processo democrático chapas disputando e isso favorece o debate onde a gente discute a universidade. O professor disse ainda que “o mais importante é fortalecer a instituição, da eleição, e aproveitamos para reconhecer o trabalho da Comissão Eleitoral que superou todas as dificuldades e garantiu que tudo corresse bem”.
Números e próximos passos
Os números dos votos válidos computados pela Comissão Eleitoral registram que a Chapa 1 recebeu 2.614 votos válidos, alcançando o percentual de 73,70% dos referidos votos, enquanto a Chapa 2, recebeu 883 votos, com o percentual de 22,20% dos votos válidos Os demais números serão publicizados no próximo dia 10 de abril, conforme Regimento Eleitoral. No dia 20 deste mês, o Conselho Universitário (Consu) estará reunido a fim de homologar e encaminhar os nomes das/dos integrantes da chapa eleita ao governador da Bahia.