A Hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, e seus sintomas muitas vezes passam despercebidos. Somente neste ano, a rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 30.478 atendimentos em hipertensos, sendo 22.995 em mulheres e 7.483 em homens.
Na última sexta-feira (26) foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, que tem o objetivo de alertar para os perigos da falta de acompanhamento. De acordo com Eduayny Macêdo, enfermeira referência técnica, adotar hábitos saudáveis desempenha um papel fundamental no controle da doença e na promoção de uma melhor qualidade de vida para os pacientes.
“Evitar o tabagismo, reduzir o consumo de álcool, incorporar atividades físicas à rotina diária e aderir ao tratamento medicamentoso conforme orientação médica são algumas das estratégias eficazes para controlar a hipertensão”, destaca a enfermeira.
Os pacientes hipertensos devem buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de suas residências para realizar o cadastro e receber as medicações adequadas. Em situações em que a hipertensão está associada a complicações decorrentes da diabetes, o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) oferece suporte especializado para um tratamento abrangente e eficaz.