Servidores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Feira de Santana, comunicaram através de nota pública que não vão realizar a paralisação da categoria que estava prevista para ocorrer durante a Micareta 2024. O coletivo de Trabalhadoras e Trabalhadores do Samu divulgou a informação na terça-feira (16) através do documento, após a realização de assembleia.
O indicativo de paralisação durante a festa momesca vem de uma série de reuniões entre os profissionais, a gestão do Samu e a prefeitura. A mobilização havia sido adiada no dia 28 de março e novamente, os servidores voltaram a recuar.
Em nota, os servidores pontuaram que estão sofrendo perseguição, por conta da mobilização e do estado de greve. Eles alegam que a Coordenação Geral tem promovido o adoecimento dos funcionários.
Além disso, pontuaram a falta de retorno e solução dos gestores municipais aos problemas estruturais que os profissionais estão passando há alguns anos, como solicitação de equiparação salarial, retorno de escala 12h e do vale alimentação, além de melhorias no ambiente e nos equipamentos de trabalho.
Através da publicação eles também ressaltaram o compromisso, mesmo diante das circunstâncias apresentadas ao longo das últimas mobilizações e por isso, resolveram adiar o indicativo de greve.
Confira a nota na íntegra:
Em nome dos Servidores do SAMU em estado de Greve, pontuando que:
1) Os servidores do SAMU estão expondo os graves e lamentáveis fatos ocorridos no Serviço de Urgência em razão do adoecimento da Equipe, fruto da perseguição implacável da Coordenação Geral;
2) Sem que tenha havido mínima sensibilidade por parte dos Gestores Municipais para o caos que se arrasta há anos no SAMU Feira de Santana, foram protocolados expedientes dando conta da falta de material básico, condições mínimas de trabalho etc., todos sem resposta até esta data;
3) Que apesar de todo esse quadro de descaso e total desrespeito, os Servidores do SAMU seguem dando seu melhor, em respeito à Lei e ao direito da população de ser bem atendida, em razão do Direito Constitucional à Vida e a Saúde;
4) E, mesmo diante da completa falta de atenção dos Gestores do SAMU para com a realidade amarga dos Servidores do serviço e da precária e quase desunida condição de trabalho da equipe, ficou decidido que:
4.1) Em respeito à População em geral e por força da atenção dispensada à pauta de reivindicação por parte do Ministério Público Estadual, na forma da reunião realizada na tarde de hoje (16.04.2024) na sede do MP/BA, o SAMU Feira de Santana, RESOLVE postergar o indicativo de greve para data posterior a realizado da Micareta 2024, a fim de ser possível, esse período, nós, Servidores do SAMU, demonstrar a TODOS, especialmente à população de Feira de Santana e sua macro-região, que nosso compromisso sempre foi e será o respeito ao direito à Vida e a Saúde.
Assim, mantida a convocação da assembleia da categoria, fica anunciada a suspensão da paralisação prevista para o período da Micareta e a reafirmação da necessidade de que seja respeitada a dignidade pessoal e profissional dos Servidores do SAMU Feira de Santana.
Feira, 16 de abril de 2024.
Acorda Cidade