O socorrista da Salvamar, Joceval Agripino, revelou nesta quarta-feira (22), que fez um alerta sobre as condições de tempo para condutor de uma embarcação com passageiros que naufragou nas proximidades da Praia das Neves, na Ilha de Maré, que pertence a Salvador.
O caso aconteceu na segunda-feira (20). Segundo a Capitania dos Portos da Bahia, cerca de 20 pessoas estavam a bordo da embarcação.
Todos os passageiros foram resgatados por outras embarcações que navegavam próximo ao local e levados para a Ilha de Maré.
“Avisei a ele sobre a quantidade de pessoas, que não daria para ele levar, mas mesmo assim ele saiu da Praia das Neves, na ilha, para São Tomé, no subúrbio. No meio do caminho aconteceu o que previa-se, o afundamento e virada da embarcação”, disse Joceval Agripino.
Joceval Agripino, que ajudou no resgate dos passageiros, informou que não estava de serviço no momento em que a embarcação virou. Mesmo assim, tentou evitar com que o barco fizesse a travessia.
“Fiz o alerta, porque previ a situação. Vi a quantidade de pessoas na embarcação, ele colocando, e o tempo”, contou o socorrista.
“Eu até subi na embarcação, ele mandou descer. Infelizmente, como eu estava a paisana, como civil, e não compete a mim impedir. Deixei seguir viagem e fiquei monitorando”.
O socorrista afirmou que também tentou convencer alguns passageiros a não subir na embarcação, mas não foi ouvido.
“Falei com um rapaz: ‘Você vai colocar sua filha em risco?’ Espero que ele esteja ouvindo e lembre do que falei. Uma embarcação que comporta 10 pessoas e ele colocou 26, isso é grave”.
Através da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a Marinha do Brasil informou, por meio de nota, que após tomar conhecimento do ocorrido, enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) para apurar as informações e prestar auxílio.
“Fui nadando, pegando as pessoas, utilizando a boia circular, um material de salvatagem que toda embarcação deve ter. Fui resgatando todas as pessoas junto com outras pessoas e colocando na minha embarcação”.
Dois homens ficam à deriva
Ainda segundo a Capitania, também na tarde de segunda-feira, uma embarcação de pesca também emborcou na praia de Botelho, na Ilha de Maré, na Baía de Todos-os-Santos.
O acidente aconteceu após dois homens entrarem no mar para resgatar um barco que teria se soltado da amarração e estava à deriva. Por causa das condições do mar, os homens não conseguiram voltar para terra. Eles foram socorridos por outra embarcação que navegava nas proximidades.
Segundo a Capitania dos Portos, um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
O órgão ainda declarou que monitora, permanentemente, as condições meteorológicas e de mudanças de estado do mar para alertar a comunidade marítima em tempo hábil. A capitania ainda destacou que as condições marítimas estão sob bandeira “amarela” desde a manhã de segunda-feira (19).
Fonte G1 Bahia