O campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas, no recôncavo baiano, realizará a Feira de Saúde da População Negra. Nos dias 21 e 22 de novembro, serão oferecidos diversos serviços gratuitos de saúde.
A iniciativa faz parte das ações do Novembro Negro e a programação integra o Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. O evento é aberto para toda a população preta da região.
Além de exames e testagens para diferentes áreas da saúde, a ação terá aplicação de flúor dental, treinamento em primeiros socorros e práticas integrativas, como ariculoterapia, reiki, ventosaterapia e massoterapia.
A equipe de saúde da UFRB, com o apoio de profissionais e estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB), está à frente da ação.
O evento conta com a colaboração do projeto Saúde Mais Perto (Orgulho Negro), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretaria Municipal de Saúde de Cruz das Almas, Fiocruz Bahia, Instituto Educacional Edward Jenner (IEEJ), Instituto de Cardiologia do Recôncavo (INCAR) e Cardioimagem.
Confira abaixo os serviços oferecidos:
- Ultrassonografias (USG) -1.000 vagas
- Eletrocardiogramas (ECG) – 300 vagas
- Exame laboratoriais – 500 vagas
- Exames preventivos ginecológicos – 120 vagas
- Consultas com clínico geral e nutricionista
- Teste de sussurro (audição)
- Vacinação
- Testagem rápida para ISTs
- Avaliação e orientação nutricional
- Aferição de pressão e glicemia
- Tonometria ocular
- Tratamento de coluna (osteopatia e Dry Needling)
- Avaliação de risco para doenças cardiovasculares e diabetes
- Acolhimento psicológico
- Orientação sobre direitos e acesso à saúde da população LGBTQIAPN+ negra
- Treinamento em primeiros socorros
- Práticas integrativas e complementares em saúde (auriculoterapia, arte terapia, escalda-pés, reiki, ventosaterapia, massoterapia)
- Espaço de saúde e beleza (design de sobrancelhas e spa labial)
- Aplicação de flúor
Para acessar os serviços da Feira de Saúde da População Negra, é necessário apresentar o cartão do SUS, além de RG e CPF.
Sobre o Fórum 2024
Com o tema “Nossos Feminismos Revisitados: Uma Femenagem a Luiza Bairros”, o Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo 2024 celebra a trajetória de Luiza Barros, militante, intelectual e ativista na luta feminista e antirracista no Brasil.
Ao longo dos anos, a ação tem promovido produções acadêmicas, científicas e culturais, destacando o papel das políticas de ações afirmativas no Brasil.
Na 18ª edição do evento, a UFRB reafirma o compromisso com a valorização e produção de conhecimento das comunidades tradicionais, negras, indígenas, LGBTQIAPN+, além do enfrentamento ao racismo e ao sexismo.
Fonte G1 Bahia