O governador Rui Costa anunciou, nesta quinta-feira (20), a redução da capacidade máxima permitida em eventos na Bahia. Com o novo decreto, só é autorizado a presença de 1.500 pessoas em shows, festas, estádios e qualquer tipo de evento. A decisão foi divulgada pelo gestor estadual em uma coletiva de imprensa. 

Além dessa mudança, os espaços terão que cumprir a ocupação de 50% da lotação. O decreto com a determinação deverá ser publicado na próxima sexta-feira (21).

A  última redução de público aconteceu no dia 11 de janeiro . Na ocasião, Rui restringiu o público de 5 mil para 3 mil pessoas. Esse decreto era válido até o dia 25 de janeiro, mas perde a validade com a nova publicação. No decorrer dos dias,  o gestor disse que se os números aumentassem a redução seria imediata. 

A exigência da comprovação da vacinação em bares, restaurantes e locais como parques públicos estaduais seguem em vigor. Os estabelecimentos devem solicitar aos clientes a apresentação do cartão da vacina ou do Certificado Covid, obtido através do aplicativo “Conect SUS” do Ministério da Saúde.

Recomendações encaminhadas

Ainda nesta quinta, o Conselho Estadual de Saúde (CES-BA), órgão que fiscaliza o Sistema Único de Saúde (SUS), cobrou medidas mais duras do governador para controle da pandemia, por causa do aumento de casos ativos no estado. Entre as recomendações, estão a ampliação da cobrança do passaporte de vacina para ambientes fechados e compartilhados, como:

  • Hotéis;
  • Consultórios;
  • Shopping centers;
  • Templos religiosos;
  • Escolas e universidades;
  • Transporte público, incluindo marítimo.

Além disso, de acordo com o G1 Bahia, a comprovação deve ser através de formulário online a ser exigida, previamente, em qualquer tipo de reserva de qualquer natureza, a exemplo de hospedagens e compra de passagens. O conselho também pede a criação de um Comitê Consultivo de Avaliação de Flexibilizações e Restrições, com a participação de representantes de entidades científicas, da sociedade civil organizada, dos órgãos colegiados de controle social e de gestores da saúde locais.

Estatísticas na Bahia

A Bahia registrou, até o momento, 4.887 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,38%). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o boletim epidemiológico divulgado aponta que 13.262 casos da doença encontra-se ativos, 2.589 recuperados (+0,21%) e 16 óbitos. Dos 1.299.156 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.258.183 já são considerados recuperados e 27.711 tiveram óbito confirmado. Os dados revelam ainda que 1.717.796 casos foram descartados e 284.849 estão em investigação. 

Com informações do Correio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.