O MEC (Ministério da Educação) ampliou o número de vagas para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para 2022. O programa vai oferecer neste ano mais de 110 mil vagas — no primeiro semestre serão disponibilizadas 66.555 e no segundo semestre 44.370. Em 2021, o governo ofereceu 93 mil.

O valor destinado ao programa é de R$ 500 milhões, oriundos do fundo garantidor destinado ao período de 2022 a 2024.

O Fies é um programa destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Para efetuar a inscrição, é necessário que o estudante tenha realizado alguma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os anos 2010 e 2020. Além disso, o participante precisa ter notas iguais ou acima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até três salários mínimos por pessoa.

Como se inscrever

Para se inscrever no Fies é preciso ter uma conta no  portal  do governo, o que possibilitará o acesso ao  portal  Fies. As inscrições para o Fies ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *